CORO GREGORIANO

REF:

AKPTCOROGREGORIANO1

Category
Singers
About This Project

 

O nosso Coro, com mais de uma década de actividade, é um coro de vozes masculinas que tem como um objetivo central a divulgação da música coral a vozes iguais, principalmente a realizada por compositores portugueses.
Os membros fundadores deste agrupamento conheceram-se no início da sua formação musical – Instituto Gregoriano de Lisboa e Conservatório Nacional – trabalhando juntos desde então, obtendo, por isso, uma elevada fusão tímbrica.
O projecto surgiu naturalmente, não só pelo entendimento vocal dos seus elementos, mas também com o objectivo de divulgar o repertório para vozes iguais masculinas.
Os nossos Artistas pretendem percorrer todo o repertório para vozes masculinas, desde o Canto Gregoriano até ao séc. XXI, com especial ênfase na música dos sécs. XII a XVI. Cada programa é cuidadosamente escolhido no sentido de apresentar uma sequência variada do repertório que o agrupamento possui, não excluindo a possibilidade de interpretar peças com instrumentos.

No seguimento do trabalho desenvolvido, o coro inclui sempre nos seus programas peças musicais de autores nacionais, encontrando-se em estreita colaboração com diversos compositores e músicos portugueses.
Dos concertos que realizou, destacam-se as participações no XXV Festival Internacional de Música de Macau, XXI Festival Internacional de Música do Algarve, cuja direcção artística e patrocínio estão a cargo da Fundação Calouste Gulbenkian, nos 1o e 2o Festivais de Música Sacra do Baixo Alentejo “Terras sem Sombra”, nos II, III e IV Festivais de Música Medieval em Carrazeda de Ansiães, no VI Festival de Órgão de Lisboa, no Festival “Música em S. Roque” e nas Jornadas de Música Antiga de Évora com um programa de polifonia dos séculos XVI e XVII, dedicado exclusivamente à Escola de Música da Sé de Évora.
Este coro realizou ainda numerosos concertos dos quais podemos destacar:

– Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, integralmente preenchido com responsórios da Semana Santa de Tomas Luis de Vitoria e do Pe Manuel Luís;
– Biblioteca Nacional de Lisboa com a temática “ A Música no Novo Mundo”, no âmbito da conferência Internacional “O livro antigo em Portugal e Espanha;

–  Concerto de Páscoa em Montemor-o-Velho sob o tema “Rituais de Vida e Morte”;
– “A Génese da Polifonia” na Casa da Música no Porto;

–  “O Culto da Virgem Maria ao Longo dos Séculos” em Cascais,

–  “O Canto dos Peregrinos” onde é encenada uma peregrinação medieval, realizado em vários municípios, nomeadamente Nazaré,Cascais, Lagoa, Guarda e Porches.

– Programa com música de Natal de compositores portugueses no Entroncamento e em Évora;

 

Para além de concertos de música gregoriana, renascentista, gostariamos de lhe apresentar um concerto especial…
O Concerto que exalta o vinho e as suas qualidades que sempre ajudaram o homem a superar-se na criação artística.

Prova disso é a quantidade e a qualidade de peças musicais que chegaram até nós e que nos propomos partilhar com os verdadeiros apreciadores (de música e de vinho).

Temos realizado este programa nos mais diversos espaços, com vários enólogos, destancando-se a prova na Quinta da Lagoalva com Diogo Campilho e Mário Louro, e os jantares vínicos na Pousada de S. Filipe em Setúbal com Mário Louro (e os vinhos de Malo Tojo).

Imagine no meio do jantar os cantores começarem a interpretar músicas sobre o vinho sem ninguém estar à espera.
Imagine o anfitrião dizer que vai exortar o Deus Baco, declamando em latim Baco sê bem-vindo (Bacce bene venies) e um coro inserido entre os convidados responder com uma peça dos Carmina Burana envolvendo a sala de exortações musicais ao deus do vinho.
Imagine a sala ficar às escuras (seria excelente centros de mesa com velas) e o grupo, vestidos de alvas, entrar na sala, em procissão e com velas, a cantar em gregoriano o episódio da transformação da água em vinho.
Imagine cantarmos canções renascentistas de taberna e peças inspiradas pelo vinho.
Imagine um canon de Mozart que diz que quem não ama o vinho, as mulheres e o canto permanece parvo o resto da vida…
Imagine terminarmos o concerto com uma música tradicional portuguesa ou com o Red, Red Wine (música de Neil Diamond e muito divulgada pelos UB40), fazendo um brinde aos convidados, cantando sempre música sobre esse néctar maravilhoso…..

Imagine quão diferente será de todos os eventos que organizou…….

 

WhatsApp us